COMPACTAR ARQUIVOS, ADICIONAR SENHA E AUTOMATIZAR COMPACTAÇÃO

COMPACTANDO ARQUIVOS USANDO O WINRAR:

1º passo: Remomear o arquivo é importante, isso evita a fácil identificação dele, favorecendo a sua duração na rede, use letras e números para renomear, caso seja uma arquivo com legenda separada não esqueça de renomear ela também.

2º passo: Crie uma pasta com o mesmo nome do arquivo e depois mova o arquivo que vai compactar para dentro dessa pasta, se for um arquivo que contém legenda separada não esqueça de adicioná-la na mesma pasta.

3º passo: Agora clicando com o botão direito do mouse sobre essa pasta selecione a opção Adicionar para Arquivo...

4º passo: O programa WinRar vai abrir e na aba que apareceu procure por Método de compressão, na caixa de diálogo logo abaixo selecione Armazenar

5º passo: Para que o arquivo seja dividido em partes você precisa acrescentar um valor em Tamanho do volume, bytes

– para que o arquivo seja dividido em várias partes de 1 MB digite 1.000.000

– para que o arquivo seja dividido em várias partes de 10 MB digite 10.000.000

– para que o arquivo seja dividido em várias partes de 100 MB digite 100.000.000

– para que o arquivo seja dividido em várias partes de 200 MB digite 200.000.000

Você poderá alterar o valor conforme for suas necessidades (velocidade de conexão), não existe limites de tamanho (valores), apenas exemplifiquei no texto acima.

6º passo: Depois de definir o tamanho do arquivo basta clicar em OK. Se deseja que o arquivo seja compactado em uma única parte não digite nenhum valor e apenas clique em OK. Agora aguarde o processo ser concluído, poderá levar vários minutos ou apenas segundos dependendo da configuração do seu PC.

 

ADICIONAR SENHA E AUTOMATIZAR O PROCESSO DE COMPACTAÇÃO:

– Após abrir o programa WinRar e ter configurado as opções que deseja (tamanho) clique em Avançado.

– Nessa tela que se abriu clique em Configurar senha…

– Na próxima aba Enter Password marque a opção Exibir senha e depois clique em Organizar senhas…

– Agora você está na aba Organizar senhas, então selecione Adicionar

– Na nova aba Informações da senha digite sua senha em Texto da senha, depois clique em OK

– Clique em OK até retornar novamente para a aba Comprimindo com senha, então clique na opção Geral

Se deseja salvar essas opções como padrão e automatizar o programa continue lendo, senão apenas clique em Ok e aguarde o programa concluir a compactação.

– Vamos salvar o seu perfil, portanto na aba Geral clique em Perfis… e selecione Salvar configurações atuais para um novo perfil.

– O programa irá lhe solicitar se deseja aramzenar uma senha para o perfil, clique em SIM

– Em Parâmetros do perfil marque a opção Configurar perfil como padrão, se desejar poderá nomear o perfil como quiser, para isso basta apenas digitar um nome qualquer na caixa de diálogo Nome do Perfil.

– Para salvar essas informações clique em OK.

– Para concluir o processo de compactação clique em OK, agora aguarde o programa teminar o serviço.

Agora sempre que abrir o programa ele já estará configurado e realizará a compactação sempre com o tamanho e senha definada, seu único trabalho será clicar em OK.

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. eu gostaria de fazer remasterização pra passar de dvd pra 720 e 1080 mais não sei, afinal nem curso de informática eu tenho……..e tenho centenas de DVD que queria passar pra 720

  2. eu gostaria de fazer remasterização pra passar de dvd pra 720 e 1080 mais não sei, afinal nem curso de informática eu tenho……..e tenho centenas de DVD que queria passar pra 720

  3. Olá! Também tenho centenas de DVDs e gostaria de remasterizá-los para 720 ou 1080p. Podem me informar quais os programas que devo baixar, se há algum curso específico que eu possa fazer para aprender essa técnica? Quero colaborar com o Tela, enviando os filmes. Obrigado!

    1. Boa tarde, Edson.

      Não existe um programa para isso. O que você quer fazer é o que chamamos de “Upscale”, que é a melhoria da qualidade da imagem, incluindo o aumento das linhas de resolução, através de softwares adequados. Mas isso não é feito a partir de um único programa. É necessário a utilização de várias ferramentas, além de um bom conhecimento técnico, para se conseguir um resultado satisfatório, embora um upscale jamais atinja a qualidade de um bom blu ray.

      É possível encontrar tutoriais sobre upscales na internet.

      Eu tenho pouquíssimo conhecimento sobre este assunto, mas alguns marujos do Tela criam arquivos em upscale. Recomendo checar algumas postagens como as do marujo Mandrake. Em algumas delas, como http://tdc-teladecinema.com.br/horizonte-perdido-remux-1080p-tri-audio-1937/, http://tdc-teladecinema.com.br/paradise-paraiso-azul-upscale-dual-audio-1080p-1982/ e http://tdc-teladecinema.com.br/jesus-o-filme-upscale-dvdremux-dual-audio-1080p-1999/ ele dá algumas informações sobre o processo e os softwares utilizados. Talvez a visualização destas postagens te traga as informações que procura.

      Você pode, no entanto, ripar estes dvds com a melhor imagem possível a ser obtida desse arquivo nesta mídia. Para isso, a opção é fazer um “remux”, que é a trnsferência do DVD para o computador sem convertê-lo e sem fazer qualquer alteração na sua qualidade, mantendo-a intacta. O arquivo não será um HD, mas pelo menos a qualidade da imagem de DVD ficará garantida. Existe um programa excelente para extrair discos. E o melhor é que ele é gratuito.

      Trata-se do Makemkv. Com ele você pode ripar rapidamente, junto ou separadamente, todos os itens do DVd / Bluray, como áudios, vídeos, legendas, aberturas, etc. Inclusive, você pode escolher os itens a serem ripados (só áudio, só vídeo ou só legendas, por exemplo). Aliás, ele não só ripa discos, como também imagens ISO e semelhantes.

      Outro ponto positivo é que ele não faz nenhuma conversão, ou seja, ele somente transfere os arquivos para o computador, sem alterar a sua qualidade. No final, os arquivos estarão com o mesmíssimo tamanho (em Megabytes) que eles tinham no disco.

      O makemkv tem apenas dois poréns: ele sempre salva os arquivos com a extensão “Matroska”, ou seja, mkv para vídeos, mka para áudios e mks para as legendas. Mas nada que não possa ser convertido com algum outro programa, caso você realmente queira, pois os arquivos MKV são compatíveis com praticamente todos os players.

      O segundo porém é que ele não salva a nomenclatura dos títulos. Por exemplo, num disco com uma série de 5 episódios, eles serão salvos como “Title 01”, “Title 02”, etc. Portanto, depois de ripá-los, você terá que renomear todos os episódios, como “episódio 01”, “episódio 2”, etc, e manter a sequência no disco seguinte, como “episódio 06”, “episódio 07”, etc (considerando que o disco 01 vai do episódio 01 ao 05 e o disco 02 vai do episódio 06 ao 10)

      O programa pode ser baixado diretamente do site neste endereço: https://www.makemkv.com/download/ .

      Por último, o programa parece estar eternamente na versão Beta (eu utilizo ele há anos e sempre esteve em Beta), portanto, de tempos em tempos você deve visitar o fórum do site e pegar uma nova chave (código) para que o programa continue funcionando. Mas não se preocupe, pois o endereço da chave no fórum é sempre o mesmo: http://www.makemkv.com/forum2/viewtopic.php?f=5&t=1053 .

      Então, guarde estes endereços (deixe-os na lista de favoritos), pois você precisará deles depois.

      Independentemente da forma como quiser enviar os seus arquivos, em SD ou HD, para contribuir com o Tela, a primeira coisa que você deve fazer é escolher um servidor de hospedagem na internet (Mega, 4Shared, Google Drive, Uptobox, Uloz.to, etc.), onde você upará o filme que será compartilhado. Você pode upar o filme inteiro ou dividido em partes, utilizando, para isso, programas como o Winrar ou o 7-Zip.

      Depois de ter upado o arquivo você gera um link de compartilhamento neste servidor escolhido. Esse processo é bem parecido em todos os servidores. Você pode escolher qualquer servidor, desde que ele seja gratuito e não tenha protetores de links. Não é permitido nenhum tipo de ganho financeiro no compartilhamento de arquivos, nem mesmo indiretamente através dos protetores de links.

      Em seguida você apura todas as informações descritas no item 3 da página “Colabore Conosco”, disponível aqui: http://tdc-teladecinema.com.br/colabore-conosco/. Esses itens são fáceis de serem obtidos e não necessitam de um programa para isso. Mas, se quiser utilizar um, recomendo o MediaInfo, que é um programinha bem leve e facilmente encontrado na rede. Com ele você consegue a maioria destes dados sobre os arquivos. Você também precisará enviar pelo menos quatro imagens (screens) extraídas do filme. Isso pode ser feito pelo próprio player utilizado para rodar o filme no computador. O VLC player, por exemplo, pode tirar estas “fotos” diretamente na aba “vídeo” em sua barra de tarefas. Outro player que faz isso facilmente é o MEDIA PLAYER CLASSIC (MPC). Aqui temos um tutorial sobre como pegar imagens com o VLC (http://tdc-teladecinema.com.br/capturar-imagens-com-o-vlc-player/) e aqui outro sobre como capturar imagens com o MPC (http://tdc-teladecinema.com.br/extraindo-imagens-com-media-player-classic-mpc/). No caso do MPC, um único arquivo de sequência de imagens (thumbnail) já é o suficiente. É importante que estas imagens sejam retiradas do próprio arquivo postado, pois elas servirão para os usuários avaliarem a qualidade do arquivo enviado.

      Uma vez que você tenha todos estes dados em mãos (links, informações sobre o filme e screens), basta enviá-los para um dos e-mails listados na página “Contato” (http://tdc-teladecinema.com.br/formulario-de-contato/) e aguardar que eles sejam postados no Tela. Nós cuidaremos de toda a editoração da página para você, que será publicada em até 72 horas após o recebimento dos dados.

      Não se esqueça de ler integralmente as regras do site disponíveis aqui: http://tdc-teladecinema.com.br/regras-gerais/.
      Pedimos somente a gentileza de enviar, no máximo, duas postagens por vez, aguardar que elas sejam publicadas e, só depois, enviar mais duas. O site possui centenas de colaboradores e estamos no momento com somente duas pessoas para cuidar de toda a sua estrutura, atendimento e administração.

      Caso ainda tenha alguma outra dúvida, por favor, informe.

      Muito obrigado pela sua colaboração.

      Abraços.

Deixe uma resposta